Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56620

Compartilhe esta página

Título: A presença das múltiplas linguagens da criança no currículo da educação infantil: percepções à luz da abordagem Reggio EmiliaENÇA DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA CRIANÇA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÕES À LUZ DA ABORDAGEM REGGIO EMILIA
Autor(es): SILVA, Emanoele Ferreira da
Palavras-chave: Múltiplas Linguagens; Educação Infantil; Abordagem Reggio Emilia; Currículo
Data do documento: 29-Set-2023
Citação: SILVA, Emanoele Ferreira da. A Presença das Múltiplas Linguagens da Criança no Currículo da Educação Infantil: Percepções à luz da Abordagem Reggio Emilia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Faz parte da abordagem Reggio Emilia, a concepção de que as linguagens são formas de expressão da criança. Buscou-se neste artigo através de uma pesquisa documental, compreender como os currículos de Educação Infantil no Brasil, entendem e discorrem sobre a concepção das Múltiplas Linguagens. Para alcançar a diversidade do país, fez-se um levantamento de currículos que representassem as cinco regiões brasileiras, sendo um currículo por região. Através da análise das cinco propostas curriculares, buscou-se identificar se há reconhecimento da importância das Múltiplas Linguagens na Educação Infantil e como a presença dos campos de experiências no currículo orientam para a multidimensionalidade da criança. Evidenciou-se que alguns currículos abordam a temática explicitamente, aprofundando-se nas discussões, enquanto outros tratam de forma mais camuflada e superficial.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56620
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EMANOELE_submetido2024.pdf250,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons